quarta-feira, 7 de março de 2012

Especial - Biologia Marinha

Como se tornar um Biólogo Marinho?

Biologia marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente.

Os cursos de graduação em Biologia Marinha surgiram em razão da necessidade de conhecer melhor os organismos vivos presentes no ambiente marinho. O curso de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ), que teve início em 1968 (neste caso, assim como nos demais, a referência é ao ano de ingresso da primeira turma), foi o precursor desta especialidade no País. Somente em 1982, por iniciativa das Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH (Niterói/RJ), foi criado um novo curso da modalidade. Em 1987 a Universidade Santa Cecília – UNISANTA (Santos/SP) criou o terceiro curso de Biologia Marinha no país.

A entrada em vigor da Lei N° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), de 20.12.1996, que garantiu às instituições reconhecidas como universidades e centros universitários autonomia para criar cursos de graduação, desencadeou um segundo ciclo de criação de cursos de Biologia Marinha no Brasil. Até então, todas as instituições tinham que solicitar autorização prévia ao Ministério da Educação - MEC. Assim, foram criados cursos em 2000 na Universidade Federal Fluminense – UFF (Niterói/RJ) e em 2002 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Santos/SP) e na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (Joinville/SC).

É possível ainda se formar em Ciências Biológicas e fazer uma especialização ou um mestrado na área de Biologia Marinha. O biólogo é um profissional que estuda os organismos vivos em seu ambiente natural, em cativeiro, ou no laboratório. O campo da biologia pode ser desenvolvido sob diversos aspectos, aumentando o conhecimento científico e desenvolvendo aplicações práticas no manejo da vida selvagem, na conservação das espécies, na agricultura e na saúde.

Fonte: Ciências do Mar Brasil; Instituto de Biologia.


14 comentários:

  1. Eu já tinha pego estes dados antes mas gostaria de perguntar: você sabe me dizer se essas são as únicas faculdades que oferecem o bacharelado de Biologia Marinha? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,além da Urfj,Uff,Unesp,Unisantos,Univille,Fameth há também as universidades do Rio Grande do Sul: Ufrgs e Uergs. No Brasil, são apenas oito universidades, que oferecem este tipo de curso,todas mencionadas a cima.

      Excluir
  2. bom eu queria saber qual e o melhor pais para fazer o curso de biologia marinha

    ResponderExcluir
  3. eu posso por exemplo ,no ENEM colocar biologia marinha ? .Para fazer biologia marinha sou obrigada a fazer antes ciências biológicas e depois fazer graduação em biologia marinha ou posso ir direto aonde quero ( que é fazer biologia marinha direto) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer os dois. Mas se você tem certeza do que quer, é melhor fazer o curso de biologia marinha mesmo

      Excluir
    2. Boa Noite... O certo é você fazer primeiro ciências biológicas e aí se especializar em Biologia Marinha.

      Excluir
  4. Eu gostaria de saber, se pra fazer Biologia Marinha eu precisaria fazer um cursinho antes já que seria para uma faculdade pública, e qual cursinho seria mais apropriado pra este tipo de curso.

    ResponderExcluir
  5. Queria fazer a mesma pergunta da Tine Rebuá, obg!

    ResponderExcluir
  6. Estou terminando o curso de bacharel em ciencias biológicas e gostaria de saber onde tem cursos de especialização em biologia marinha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou formada em biologia e gostaria de saber se tem alguma universidade em Santa Catarina que ofereça especialização em Biologia Marinha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Esse é meu Grande sonho, Me formar em Biologia Marinha.
    Sair pelo Mundão Haa fora <3 ...
    Agora que vou começar minha Vida, a partir dos 23 Anos. Sei que estou Atrasado mais não me faltou tentativas de entrar nesse Ramo Maravilhoso.
    é uma Outra vida õ/

    ResponderExcluir
  9. estou no segundo ano do ensino médio e vou fazer o enem como treineiro ,, ano que vem vo faze pra valer ,, tinha duvidas em oque fazer , mais comecei ler sobre isso , me interessei , queria saer que se eu for fazer o enem eu posso colocar lá biologia marinha ou tenho que fazer outra faculdade primeiro ?

    ResponderExcluir
  10. pessoal, para ser um biólogo marinho eu pretendo me formar em biologia marinha na universidade federal do rio de janeiro. será como que a gente faz depois que saímos formados para entrar no ramo? alguém sabe se depois de nos formar o que devemos fazer para começar a trabalhar? será que eles nos encaminham para alguma espécie de laboratório?
    alguém pode responder essas dúvidas?

    ResponderExcluir
  11. olá, gostaria de saber, quem fez graduação em meteorologia pode fazer pós em biologia marinha?

    ResponderExcluir