quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vacina contra a influenza A (H1N1) - gripe suína


O presidente da Fundação Instituto Butantan, Isaías Raw, afirmou nesta terça-feira, que a cepa (linhagem) do vírus Influenza H1N1 para a produção da vacina contra a gripe suína já chegou ao Brasil. Segundo ele, a instituição deverá produzir, inicialmente, 30 milhões de doses da vacina contra a doença. A cepa foi enviada ao país pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recebida no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A estimativa de Raw é que a vacina comece a ser distribuída no Brasil em janeiro de 2010.

Segundo a assessoria da Fundação Instituto Butantan, a reprodução do vírus e os testes que resultarão na vacina começarão em outubro, com a inauguração da fábrica de Influenza no complexo da Fundação.

O Ministério da Saúde também está negociando com o laboratório francês Sanofi Pasteur a importação de 17 milhões de doses da vacina, que serão armazenadas também no Butantan.

Ao participar de audiência pública sobre a influenza A (H1N1) - gripe suína - na Câmara dos Deputados, Raw garantiu que não há capacidade industrial, nem no Brasil, nem no resto do mundo, para que todas as pessoas sejam vacinadas.

- Isso é conversa, não existe e não vai existir. Trinta milhões (de doses) não vacinam todo mundo - disse, ele ao destacar a prioridade para profissionais de saúde, dentre outros.

- A meta é saúde pública, não é lucro. Prevenir é mais barato do que tratar. Ninguém vai fazer uma loucura e montar milhões de hospitais - afirmou.

Sobre a possibilidade de incluir gestantes como grupo prioritário para vacinação, diante do alto número de óbitos provocados pela gripe suína, ele admitiu que não se sabe ainda se há algum efeito da vacina na formação do feto. Para Raw, mulheres grávidas não devem receber a vacina, mas o tratamento com Tamiflu. Crianças, segundo o médico, também devem ser vacinadas o mais rápido possível, já que muitas vezes o vírus chega aos familiares vindo das escolas.

- Mas não vão ser vacinadas este ano porque não há vacina suficiente - ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário