segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SUPERBACTÉRIA KPC

O que é?

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima, a bactéria se tornou resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções.

Sintomas e Contagio

Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Prevenção

Ao entrar no hospital, se acompanhante ou visitante de doentes, lave as mãos com água e sabão e, em seguida, passe álcool. Se tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente.

Como Tratar?

Entre os remédios ineficazes estão as carbapenemas, uma das principais opções no combate aos organismos unicelulares. Remédios como as polimixinas e tigeciclinas ainda são eficientes contra esses organismos, mas são usados somente em casos de emergência como infecções hospitalares. Lembrando, que você deve procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

“As razões que levam uma bactéria a driblar a ação dos remédios não são totalmente conhecidas. O abuso do medicamento pode interferir, mas não é o único fator”, diz Ana Cristina Gales, professora de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Mãos limpas SEMPRE em toda VIDA ( Veja Como Se Previnir )

Quando você entrar no hospital, sendo visitante ou acompanhante, lave as mãos com água e sabão neutro e, em seguida, passe álcool em gel anti-séptico. Se Você tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente, essas recomendações vão além do hospital, seja em qualquer lugar público, nunca use suas mãos para tocas em maçanetas de banheiros, corrimãos etc, se não tiver jeito, lembre-se de jamais tocar suas mãos nos

olhos ou no alimento, esses pequenos detalhes salvam vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário