quinta-feira, 8 de março de 2012

Especial - Biologia Marinha

O que faz um Biólogo Marinho?

- Pode trabalhar em investigação de certo assunto relacionado com as ciências marinhas. Desde a poluição marinha, passando pelo funcionamento dos ecossistemas marinhos, a produção de um certo composto por algum ser marinho, a genética das espécies marinhas, o comportamento animal, etc. São projetos normalmente financiados pelo estado ou por privados. E aqui pode sempre progredir na carreira acadêmica - mestrado - doutoramento - pós-graduações.

- Pode ser consultor (aconselhamento) de uma empresa de aqüicultura (se o seu curso o tiver preparado para esta área). É uma área em grande expansão.

- Pode ser consultor das políticas de gestão da pesca (avaliando o estado das populações dos peixes e outros recursos e procurando estabelecer uma exploração sustentável)

- Pode trabalhar na área de proteção e educação ambiental - sensibilizando, protegendo, educando, lutando por políticas mais ecológicas, fazendo parte da equipa de manutenção de reservas marinhas, etc.

- Pode integrar uma empresa que de alguma forma esteja relacionada com o mundo marinho - zoológico marinhos, empresas de observação de baleias e golfinhos ou de outros animais marinhos, empresas de mergulho, etc.


Fonte: Biologia Marinha

8 comentários:

  1. Gostaria muito de conversar com você Erika sobre a faul de biologia e tals.. você tem algum e-mail pra me passar?

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Matheus,
    meu Email para contato é: erika_mayara_pimentel@yahoo.com.br
    será um prazer entrar em contato com você.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Érika, minha querida Érika.
    Bem, como você pode ver meu nome é Maiara e desde o ano passado eu desenvolvi um grande fascínio pela Biologia, especialmente a Biologia Marinha. Hoje estava fazendo umas pesquisas e tal e entrei neste seu blog, achei lindo e tudo mais, estava vendo as "20 Razões para se tornar um Biólogo" mas quando eu vi o "Especial Biologia Marinha" eu até dei uns pulos aqui, é sério, rs. Assim como o Matheus do comentário acima eu também gostaria de estar entrando em contato com você pois como te falei quero ser Bióloga Marinha mas antes do bacharelado tem a faculdade de Ciências Biológicas mesmo que você está cursando então seria ótimo ter uma opinião de alguém que está vivenciando isso entende? Enfim, eu tenho muitíssimas perguntas então estarei entrando em contato com você por esse e-mail que passou ao Matheus tudo bem?
    Beijos flor! (:

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, fico muito feliz que tenha gostado do blog,
    e pode sim entrar em contato comigo através do meu Email, será um prazer!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi Erika, meu nome é Daniela e eu gostaria de saber o que é melhor, fazer ciências biológias para depois me especializar em biologia marinha, ou fazer logo a faculdade de biologia marinha.
    Obrigada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. aaaaamei o seu blog! super quero fazer biologia (bio marinha) mas desde pequena quis fazer medicina veterinária.. to no terceiro ano e tava super na dúvida sobre qual das duas fazer. seu blog tem me ajudado bastante e, definitivamente, vou fazer biologia! hahaha. continue postando! beijos!!
    ps. tenho a mesma duvida que a Dani, do comentário acima!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dani e Laryssa, essa escolha entre fazer Ciências Biológicas e se especializar em Biologia Marinha ou fazer logo esta última, depende somente de vocês, caso nas suas cidades tenham o curso de Biologia Marinha e vocês têm certeza de que é isso que você querem, então devem fazê-lo. Caso só tenha Ciências Biológicas vocês podem cursar e logo depois fazer uma especialização, mestrado e/ou doutorado em Biologia Marinha.
    O curso de Ciências Biológicas é muito amplo, com inúmeras áreas que vocês podem escolher, a 'Marinha' é apenas uma das áreas e dentro dela também há várias outras áreas.
    Então é só vocês escolherem! Eu garanto que não há como se arrepender, se você realmente ama Biologia.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada pelo comentário.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Ooi queria só saber se vc esta usando o mesmo email ainda queria entrar em contato com vc para que vc pudesse esclarecer algumas duvidas que eu tenho ��

    ResponderExcluir